Anuário da Indústria de Implementos Rodoviários 2020

58 números do encerramento de 2019, com novo crescimento de dois dígitos. “Era de se esperar que a Fenatran estaria inserida nesse contexto de recuperação e o resultado final dos negócios fechados no São Paulo Expo comprova isso”, reforça Fabris. “Essa foi a melhor Fenatran da história da empresa”, reiterou José Carlos Sprícigo, CEO da Librelato. A empresa saiu da feira com cerca de R$ 200 milhões em negócios, o dobro do que registrara na edição de 2017, e mais de 2 mil im- plementos vendidos. “A Fenatran superou nossas expectativas devido ao retorno da confiança no mercado, o que sinaliza uma retomada sustentável nos ne- gócios”, disse o CEO da Librelato, que, além de vários lançamentos, fez do salão palco das co- memorações dos 50 anos da empresa. Mas também para transformar em mais negócios as oportunidades surgidas na mostra paulistana, Alcides Braga, presidente da Truck- van, decidiu reforçar sua atuação no mercado de pesados, com a recente otimização de capa- cidades e sinergias em uma única fábrica na ci- dade de Guarulhos (SP), antes pulverizadas em três unidades. A empresa espera registrar novo cresci- mento na faixa de 30% em 2020. Tanto que, nesta Fenatran, diferente do que optou para ou- tras edições, quando procurou reforçar, sobre- tudo, a imagem da marca, a fabricante redobrou esforços na venda direta de implementos. “Tivemos uma aceitação muito positiva e os resultados já começaram a aparecer, seja com os próprios clientes quanto com os interes- sados em distribuir nossos produtos no Brasil e exterior”, afirmou Luiz Carlos Cunha Junior, diretor comercial da empresa. Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfa- vea, colheu opiniões e comportamentos bastan- te semelhantes das montadoras que representa e que participaram da mostra. “Algumas das nossas associadas nos infor- maram que precisaram trazer mais vendedores para os estandes e outras bateram a meta para o ano. Esta é uma informação fantástica, pois não existe compra de veículos comerciais se não há boa expectativa com a economia”, avaliou. Essa convicção do presidente da Anfavea derivou, com certeza, também de conversa com Wilson Lirmann, presidente da Volvo América Latina, que calculou que a empresa acumulou transações da ordem de R$ 1 bilhão, o dobro do que apurara na feira de 2017, considerando a venda de caminhões, planos de manutenção e serviços financeiros, como seguros e consórcios. “A Fenatran sempre foi um evento de ne- gócios para a Volvo. Neste ano sentimos um oti- mismo ainda maior dos clientes, que estão ven- do sinais positivos no mercado de transportes e decidiram investir para renovar suas frotas”, acrescentou Alcides Cavalcanti, diretor comer- cial da montadora.  FENATRAN © Divulgação José Carlos Sprícigo Librelato Wilson Lirmann, Volvo © Divulgação

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